Mais oito cidades ganham agências novas da Previdência

SÃO PAULO, 7 de abril de 2010 - Oito cidades brasileiras irão receber sua primeira unidade da Previdência Social. As novas agências, que fazem parte Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), serão abertas nos municípios de Tanabi e São Manuel, em São Paulo; Conceição das Alagoas e Sacramento, em Minas Gerais; Senador Canedo, em Goiás; Colinas, em Tocantins; Cururupu, no Maranhão; e Coreaú, no Ceará. As inaugurações estão previstas para este mês e para o próximo.

Em março, foram inauguradas três novas Agências da Previdência Social (APS) do Plano de Expansão, duas em Alagoas - em Campo Alegre e em São Sebastião - e outra na cidade de Goiatuba (GO). Em novembro, foi aberta ao público a primeira unidade do PEX, na cidade de Tauá (CE). Em todo o país, serão construídas 720 novas APS em municípios com mais de 20 mil habitantes e que não contavam com unidades de atendimento.

Atualmente, estão em fase de construção 320 novas agências, grande parte com previsão para ser concluída ainda neste primeiro semestre. Além da execução dessas unidades, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) licitou outras 106 obras e legalizou mais 136 áreas em que serão construídas as novas unidades. O INSS está construindo as novas APS e as prefeituras doam os terrenos, como contrapartida.

Das 155 áreas restantes, 67 já foram aprovadas pelos legislativos locais e apenas dois projetos para doações dos imóveis aguardam apreciação. O Departamento de Engenharia do INSS está vistoriando 42 terrenos, outros 36 estão em fase de negociação e apenas sete municípios ainda não definiram as doações.

(Redação - Agência IN)