INSS inaugura nova sede amanhã em Brasília

SÃO PAULO, 29 de março de 2010 - O ministro da Previdência Social, José Pimentel, e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Valdir Simão, inauguram amanhã as novas instalações do edifício-sede do INSS, parcialmente destruído por um incêndio em dezembro de 2005. O imóvel, que é próprio, passou por um amplo processo de reforma e modernização.

Ao ter incorporado em seu projeto itens como segurança, conforto e funcionalidade, com uso ecologicamente correto dos recursos naturais, o prédio está incluído na lista dos mais modernos de Brasília, seguindo o conceito de edifício inteligente. No processo de reforma e modernização, foram usadas as mais avançadas tecnologias, com a adoção de diversos sistemas gerenciados de forma integrada.

As novas instalações contam com automação predial, composta por central de controle e gestão de uso de todas as instalações; climatização central, dotada de mecanismos de reposição do ar; tratamento e aproveitamento de águas pluviais e sistema de segurança e combate a incêndio, com chuveiros automáticos e detectores de fumaça.

Para melhor aproveitamento dos recursos naturais, o projeto adotou um sistema inovador de captação da água da chuva, que é utilizada nas caixas de descarga e nas torneiras de limpeza e do jardim. Foi feita opção pela energia solar para o aquecimento de 18 chuveiros e para a cozinha do restaurante. Também foi instalado um sistema de filtro de frequência, que tem como objetivo equilibrar o consumo de energia, evitar a oscilação e a sobrecarga da rede, além de aumentar a vida útil dos equipamentos.

O imóvel também possui um sistema gerenciável de rede lógica e telefonia; tomadas elétricas integradas com o piso elevado e elevadores modernos, dotados de pré-programação, sendo quatro sociais, um de serviço e um privativo. A programação do andar é feita na recepção do prédio para garantir agilidade a servidores e visitantes.

(Redação - Agência IN)