Grécia lança emissão de obrigações a sete anos

Agência AFP

ATENAS - A Grécia lançou nesta segunda-feira uma emissão de títulos a sete anos, quatro dias depois da Eurozona ter aprovado um plano de resgate da endividada economia do país.

A emissão é administrada pelos bancos gregos Alpha Bank e Emporiki, ao lado dos grupos financeiros internacionais Société Générale, Crédit Agricole, ING e Merryl Linch, anunciou o organismo grego de gestão da dívida.

Segundo uma fonte ligada ao mercado, o valor da operação não foi divulgado antes do lançamento e dependerá da demanda dos investidores.

A Eurozona aprovou na semana passada um plano baseado na criação de um marco europeu de empréstimos bilaterais para a Grécia - um dos 16 países membros do espaço monetário - complementado com uma ajuda "substantiva" do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A Grécia tem uma dívida de quase 300 bilhões de euros (406 bilhões de dólares), com um déficit público que alcançou em 2009 o total de 12,7% do Produto Interno Bruto (PIB), muito acima dos 3% tolerados pela União Europeia (UE, formada por 27 países, incluindo os 16 da Eurozona).