Dólar recua na primeira etapa do dia

SÃO PAULO, 29 de março de 2010 - O dólar fechou a primeira etapa do dia em queda de 0,99%, vendido a R$ 1,808, acompanhando a melhora dos mercados internacionais. A confirmação de que os líderes europeus concordaram com um mecanismo de socorro conjunto com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para dar suporte à Grécia em caso de necessidade mantém o alívio nos mercados.

"Mas a semana ainda deve ser marcada pela volatilidade, embora investidores estejam um pouco mais otimistas, após o acordo da comunidade europeia em torno da ajuda à Grécia", reforça um operador.

Após duas semanas intensivas de discussões sobre o aperto monetário no Brasil, esta semana promete, pelo que tudo indica ser mais tranquila em termos de indicadores macroeconômicos domésticos, com destaque para o IGP-M de março. É esperado alta de 0,95%, ou seja, retração frente os 1,18% de fevereiro. Além disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulga a sondagem da indústria referente a março e o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta a pesquisa industrial mensal.

No front externo, sai o gasto do consumidor (PCE, na sigla em inglês) nos Estados Unidos, onde é estimado alta de 0,10%, além do índice de confiança do consumidor norte-americano, ISM da Indústria de março e taxa de desemprego de março, cuja expectativa é de manutenção nos atuais 9,7%.

(Simone e Silva Bernardino - Agência IN)