Brasil discute manutenção do fornecimento do trigo argentino

Agência Brasil

BRASÍLIA - A manutenção do fornecimento de trigo argentino ao mercado brasileiro é um dos assuntos tratados hoje no encontro de avaliação do comércio bilateral que está sendo realizado no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A informação é do secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, que chefia a delegação brasileira no encontro. Os argentinos são representados pelo subsecretário de Política e Gestão Comercial do Ministério da Produção, Eduardo Bianchi.

De acordo com Barral, a relação com a Argentina, no momento, é muito positiva. - Houve um crescimento substancial de mais ou menos 50% na importação e na exportação nos primeiros dois meses de 2010. Isso recupera aqueles níveis que havíamos perdido principalmente no ano passado. Nosso desafio é voltar a 2008, um ano muito positivo para o comércio bilateral - disse.

Barral afirmou ainda que os governos brasileiro e argentino fizeram estudos sobre alguns produtos da pauta bilateral, como móveis e produtos químicos e têxteis. A conclusão, segundo o secretário de Comércio Exterior, é que foram encontrados "desvios em relação a terceiros mercados, ou seja, outros mercados estão fornecendo à região mais do que o parceiro comercial .