TV Digital chega à cidade de Natal

SÃO PAULO, 23 de março de 2010 - Os telespectadores de mais uma capital brasileira já podem assistir à televisão digital. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, inaugurou na noite de ontem (22) as transmissões digitais gratuitas em Natal (RN), de acordo com informações divulgadas hoje pelo Ministério das Comunicações.

São mais de 1 milhão e 300 mil habitantes que entram na era da alta definição de imagem e som. "Hoje a cidade se torna a 21ª primeira capital brasileira e se junta à modernidade absoluta da TV Digital", disse o ministro Hélio Costa.

O ministro assinou a outorga de canais digitais para a InterTV Cabugi (afiliada da Rede Globo), TV Ponta Negra (afiliada do SBT) e TV Tropical (afiliada da Rede Record) em cerimônia realizada na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), em Natal. Ele assinou ainda os termos de compromissos para a digitalização das transmissões das emissoras de TV Novos Tempos, Universitária e MultiTV.

A solenidade contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, da prefeita Micarla de Sousa, além de parlamentares. Mais tarde, Hélio Costa acionou, na sede da InterTV Cabugi, um botão virtual que deu início às transmissões digitais.

A transmissão do sinal digital representa um avanço nas comunicações para Natal e cidades ao trazer ao telespectador uma qualidade de áudio e vídeo, além de possibilidades como a recepção do sinal em aparelhos celulares sem cobrança para os usuários. "Essa é uma modernidade que os sistemas europeu e americano não têm", disse Hélio Costa.

Outra possibilidade da TV Digital brasileira é a interatividade. Na opinião do ministro, as emissoras já estão próximas de oferecer o serviço para os telespectadores brasileiros. "Estamos com as ferramentas prontas e podemos até o fim do ano implementar o serviço", informou Hélio Costa. Ele citou, como exemplo, o aplicativo a ser adotado pela Caixa Econômica Federal. Por meio do conversor de TV Digital, o telespectador pode realizar cálculos do financiamento da casa própria, simulações de CDC e cadastramento no programa Minha Casa, Minha Vida, entre outros serviços oferecidos pela Caixa.

A modernidade do sistema brasileiro de TV digital e as facilidades que proporciona para a população já despertaram o interesse de países vizinhos. "Nós já cedemos a nossa tecnologia para a Argentina, Chile, Peru e Venezuela, que já adotaram o nosso sistema", disse o ministro. Na semana passada, Hélio Costa visitou a Costa Rica, onde assinou protocolo de intenções com o governo do presidente Oscar Arias para a transferência de tecnologia visando à implantação da TV Digital no país da América Central.

(Redação - Agência IN)