Standard & Poor´s eleva rating de subsidiária da Votorantim

SÃO PAULO, 23 de março de 2010 - A Standard & Poor's atribuiu ontem o rating "BBB" às notas senior unsecured a serem emitidas pela Voto-Votorantim Ltd. ('Voto': sem rating da S&P). As notas contarão com a garantia da controladora da Voto, a Votorantim Participações ('VPar': BBB/Negativa/-- e brAAA/Negativa/--) e das subsidiárias da VPar, Votorantim Cimentos Brasil S.A. e Companhia Brasileira de Alumínio, ambas sem ratings da S&P.

Segundo a agência de classificação de risco, o rating da emissão é o mesmo que o rating de crédito corporativo da Vpar, uma vez que as operações de alumínio e cimento do grupo representam uma parcela significativa dos ativos e fluxos de caixa consolidados, e também porque a dívida garantida nessas subsidiárias é baixa em relação aos ativos totais.

Ainda de acordo com a instituição, os ratings atribuídos ao conglomerado brasileiro VPar refletem nossa expectativa de que, apesar dos resultados fracos em 2009, o grupo reduzirá significativamente seu nível de endividamento bruto e líquido em 2010. A VPar já adotou medidas para fortalecer a liquidez ao vender ativos não-core, reduzir as necessidades de capital de giro e melhorar o cronograma de amortização de dívidas com menor exposição à dívida de curto prazo. Os ratings também incorporam as implicações de crédito positivas com a maior segregação financeira e operacional da Vpar em relação à sua participação acionária na Fibria Celulose S.A. (Fibria: BB/Positiva/--).

Não obstante, de acordo com a Standard & Poor's, o perfil financeiro da Vpar permanece de certa forma mais alavancado do que o registrado historicamente, depois que a empresa investiu na expansão da capacidade e em aquisições e liquidou sua exposição a derivativos. Esperamos que a capacidade adicional e as melhores condições de mercado e de preço incrementem o fluxo de caixa em 2010, permitindo que as métricas de crédito consolidadas da Vpar retornem aos níveis compatíveis com a categoria de rating.

(Redação - Agência IN)