Prefeitura prorroga prazo para circulação de VUCs até junho

SÃO PAULO, 23 de março de 2010 - Os caminhões com até 6,30 metros de comprimento poderão continuar a operar na Zonas de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC), obedecendo o rodízio de placas pares e ímpares e o horário das 10h às 16h. A permissão terminaria em 31 de março e prefeitura de São Paulo, a pedido do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), prorrogou o prazo para 30 de junho.

A circulação dos Veículos Urbanos de Carga (VUCs) no Centro Expandido da cidade de São Paulo é primordial para o abastecimento da cidade e para evitar um verdadeiro apagão no trânsito da cidade. Com estes veículos, as empresas de transporte rodoviário de cargas podem realizar as coletas e entregas com um número otimizado de caminhões, evitando o emprego de um número maior de veículos com dimensões menores.

"Uma de nossas principais bandeiras é a defesa do VUC para as operações urbanas em São Paulo, pois estes veículos têm dimensões ideais para rodar na cidade e capacidade de carga compatível com a necessidade das empresas. Um VUC consegue substituir até quatro utilitários menores, o que significa menos caminhões nas ruas, menos motores a diesel circulando e, por consequência, uso mais racional do espaço viário urbano e um ar mais limpo para os paulistanos", diz o presidente do Setcesp, Francisco Pelucio.

(Redação - Agência IN)