Amorim espera sinal positivo da UE para acordo

SÃO PAULO, 23 de março de 2010 - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse hoje que o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia pode ser firmado ainda neste ano. Segundo Amorim, há vontade política de ambos os lados, o que permitiria aos países do bloco sul-americano maior acesso de seus produtos agrícolas no mercado europeu.

No entanto, o chanceler disse que o Mercosul já deu passos significativos para flexibilizar sua posição nas negociações. E que agora, cabe a União Europeia dar o próximo passo, para que o acordo possa avançar.

"Nós, no conjunto do Mercosul, fizemos um gesto muito importante em relação à União Europeia. É preciso agora que eles respondam. Também não pode ter gesto só de um lado, porque senão nós não teremos mais moeda para negociar".

As negociações entre os dois blocos para o acordo de livre comércio se arrastam há mais de 15 anos. Hoje as negociações são consideradas uma das prioridades do Mercosul. As informações são da Agência Brasil.

(Redação - Agência IN)