Itaú lança fundo com ações de empresas dos EUA

SÃO PAULO, 22 de março de 2010 - O Itaú lança um fundo de investimento inovador no mercado brasileiro. O Fundo Itaú Brasil-EUA Multimercado terá sua carteira investida em ações mid e small caps de empresas brasileiras e norte-americanas. A carteira terá uma aplicação máxima de 20% em papéis de companhias norte-americanas, com proteção dessa parcela para a variação do real diante do dólar.

"Entendemos que nossos clientes têm demanda por um produto que possa capturar as oportunidades que o mercado norte-americano de ações apresenta", diz Ricardo Araujo, responsável pela área de gestão de fundos de ações internacionais do Itaú Unibanco, ao explicar as razões que levaram o banco a elaborar este fundo.

As ações mid e small caps tendem a ser boas opções de investimento no longo prazo, por conta de suas perspectivas de crescimento mais acentuado que as empresas large cap. A diversificação da carteira, mesclando ações de companhias norte-americanas e brasileiras, também é um grande atrativo do investimento.

"Há diversos setores que são pouco representados ou inexistentes no mercado brasileiro, mas amplamente presentes na Bolsa dos EUA", explica o executivo. "Apesar de todas as ofertas públicas nos últimos cinco anos, a Bolsa norte-americana ainda tem 20 vezes mais ações que a Bovespa", conclui Araujo.

O fundo está disponível para captação a partir de hoje para o segmento private. "Em breve ele será oferecido para o Personnalité", afirma Araujo. Para investir no Fundo Itaú Private Brasil-EUA Multimercado, os clientes deverão fazer uma aplicação inicial de ao menos R$ 5.000.

(Simone e Silva Bernardino - Agência IN)