Google segue líder na Internet no Brasil

SÃO PAULO, 22 de março de 2010 - A perda da liderança entre os internautas norte-americanos não afetou as visitas aos sites do Google no Brasil, que observa uma disputa interna entre suas duas principais ferramentas no país. Durante o período de dezembro a janeiro, pela primeira vez nos últimos doze meses, o Orkut.com ultrapassou o Google.com.br em market share semanal de visitas na Internet brasileira. Após esse período, o Google.com.br reassumiu a liderança e segue atualmente na primeira colocação. Em terceiro lugar aparece a versão norte-americana da ferramenta de busca, o Google.com. Os três sites pertencem ao Google, o que mostra a relevância da empresa para a Internet no Brasil.

O período em que o Orkut.com alcançou o topo da Internet no Brasil coincide com o período de férias escolares de final de ano, o que mostra que os estudantes utilizaram parte de seu tempo livre para acessar a rede social. Durante esse mesmo período, os sites educativos e relacionados sofreram uma queda nas visitas, retomada gradualmente a partir de fevereiro.

Nos EUA, no entanto, a rede social Facebook.com acaba de ultrapassar o Google.com, tornando-se pela primeira o site mais acessado nos EUA durante uma semana inteira, terminada em 13 de março de 2010. Anteriormente, a rede social já havia superado o Google.com naquele país em algumas datas específicas: na véspera e no dia do Natal, no dia do reveillon e no fim de semana de 6 e 7 de março.

O market share de visitas do Facebook.com aumentou 185% na semana de 7 a 13 de março se comparado com a mesma semana de 2009, enquanto as visitas ao Google.com aumentaram 9% durante o mesmo período. Juntos, Facebook.com e Google.com corresponderam a 14% de todos os acessos à Internet nos EUA naquela semana.

No Brasil, o Facebook.com foi o 22º site com mais share de visitas na semana terminada em 13 de março.

(Redação - Agência IN)