CORREÇÃO: BC da Grécia acredita que PIB cairá 2% este ano

SÃO PAULO, 22 de março de 2010 - Diferentemente do que foi informado, o Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia não teve performance positiva nos últimos 10 anos, uma vez que o PIB do país teve queda de 2% em 2009, segundo dados do Banco Central (BC) do país. Segue a nota corrigida:

Após o Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia recuar 2% em 2009, depois de 10 anos consecutivos de performances positivas, a economia do país pode ter retração também de 2% em 2010, segundo informou nesta segunda-feira o Banco Central (BC) do país.

De acordo com o órgão, a profunda crise em que se encontra sua economia e a queda drástica nos investimentos são responsáveis pela diminuição do consumo privado e das exportações. O BC acredita que a queda irá permanecer no ano seguinte, muito embora ela pondere que as políticas econômicas implantadas pelo governo vão, a longo prazo, contribuir para diminuir esse decréscimo.

O relatório destaca o "circulo vicioso" em que se encontra a economia grega neste momento, tornando qualquer medida incerta e difícil de ter suas conseqüências efetivamente analisadas. É importante ressaltar, de acordo com o BC, que a economia grega se encontra em recessão enquanto as economias de outras regiões industrializadas apresentam-se em ritmo de recuperação.

A instituição apontou ainda que a recessão grega teve amplo impacto em todos os setores produtivos, recaindo de forma incisiva sobre o emprego, aumentando as taxas de desemprego. De acordo com os últimos números, houve declínio de 1,1% do total de novas vagas em 2009, enquanto o número de pessoas empregadas diminuiu 1,5%.

(Redação - Agência IN)