Déficit na conta corrente da Grécia atinge ? 3,701 bilhões

SÃO PAULO, 19 de março de 2010 - O déficit em conta corrente aumentou ? 327 milhões ou 9,7% em janeiro de 2010 ante o mesmo período do ano anterior, atingindo ? 3,701 bilhões. Este resultado é atribuível a uma ampliação do déficit comercial e do déficit da balança de transferências correntes, bem como uma diminuição do excedente da balança de serviços, de acordo com informações divulgadas pelo Banco Central grego (Bank of Greece, em inglês).

O aumento em ? 173 milhões do déficit comercial resultou exclusivamente de uma ampliação de ? 250 milhões, ou 30,5% na importação de petróleo. Em contrapartida, os pagamentos líquidos para a compra de navios caíram ? 49 milhões.

Além disso, o déficit comercial excluindo petróleo e navios encolheu ? 28 milhões, enquanto o projeto de importação caiu ? 210 milhões, ou 8%. Ou seja, em termos absolutos, mais do que as receitas de exportação correspondentes, que diminuiu em ? 182 milhões ou 19,1%.

A queda de ? 72 milhões do excedente da balança de serviços deve-se essencialmente ao declínio de ? 86 milhões na receita dos transportes, enquanto os pagamentos líquidos de viagem e outros serviços não mostraram qualquer mudança notável.

(SV - Agência IN)