Bovespa quebra série de quatro altas e fecha com perdas

Portal Terra

SÃO PAULO - Depois de exibir alta na maior parte do pregão, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) sucumbiu à piora do humor nas bolsas norte-americanas no fim da sessão e fechou a quarta-feira em queda, depois de quatro pregões seguidos de valorização no mercado local. O Ibovespa terminou os negócios em baixa de 0,2%, a 67.641 pontos. O giro financeiro foi de R$ 7,133 bilhões.

Mais cedo, o principal índice de ações da bolsa paulista chegou a registrar alta de 1,5% amparado pelo otimismo de investidores estrangeiros com ativos de risco e algum alívio do mercado global após o anúncio de novas medidas fiscais pela Grécia.

Apesar do pacote equivalente a 4,8 bilhões de euros em corte de gastos e aumento de impostos, a Alemanha afirmou que uma ajuda ao país não está na agenda.

Wall Street, que também mostrou mais força no início do dia, encerrou a sessão perto da estabilidade.

Saiba mais

O mercado acompanha de perto o desempenho do Ibovespa porque este é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. O índice retrata o comportamento dos principais papéis negociados na bolsa. A pontuação do Ibovespa aumenta na medida em que sobe o valor das ações.