Tecnologia proporciona às empresas maior rentabilidade

SÃO PAULO, 2 de março de 2010 - Atualmente, o setor de recuperação de crédito no Brasil, além dos processos realizados internamente, conta com cerca de 1800 empresas dedicadas a esta atividade, que juntas faturam R$ 8,64 bilhões anuais, segundo dados da Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito (Aserc). As perspectivas são de que o setor apresente um crescimento de 20% em 2010, índice que pode ser potencializado com o avanço da automação dos processos no segmento.

A estimativa é de que, em média, 35% do custo do crédito seja por conta da inadimplência e dos processos envolvidos em sua recuperação. Com o auxílio de uma solução de TI e uma negociação bem feita, é possível obter maior rentabilidade e, consequentemente, otimizar o volume de crédito concedido, auxiliando na redução de taxas e juros, o que torna o mercado mais competitivo.

"O índice de sucesso de uma boa recuperação de crédito pode chegar a 92% com o suporte da tecnologia, que pode alavancar os resultados de acordo com o perfil de cada cliente", afirma Wellington Gomes, diretor de Novos Negócios e Desenvolvimento da SysOpen, empresa de tecnologia especializada em sistemas para recuperação de crédito.

O executivo ressalta que a cobrança não para no telefone, vai além, por isso é preciso atuar nas várias fases do processo, oferecendo tratamento diferenciado para cada público ou ramo de negócio. "A negociação de dívidas deve ser um instrumento de liquidação ágil e prática, evitando desgastes tanto para a empresa quanto para o cliente, que não pode colocar em risco sua fidelização. Além disso, uma solução de TI com esse foco pode estender o prazo para a inserção de consumidores inadimplentes nas entidades de proteção ao crédito como SPC e Serasa, o que, além de agregar custos à operação, tem impacto direto na retenção do cliente", destaca.

A SysOpen conta com solução de automação exclusiva, o Recupera, que atualmente é utilizado por mais de 8 mil usuários em todo o território nacional, em companhias de diversos segmentos. O sistema administra e controla as informações dos clientes e suas dívidas em banco de dados relacional de última geração, bem como todo o histórico de pagamentos e contatos estabelecidos, disponibilizando ainda funções ágeis e interativas de simulações, cálculos e repactuações destas dívidas, controlando, a partir daí, toda a vida das negociações.

(Redação - Agência IN)