São Paulo sediará Enic em 2011

SÃO PAULO, 2 de março de 2010 - Em 2011, primeiro ano do mandato do novo governo federal, dos novos governos estaduais, dos deputados federais e estaduais e de parte dos novos senadores, o 83º Enic Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) se realizará na cidade de São Paulo.

Foi o que decidiu o Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em 10 de fevereiro, em Brasília. Para a decisão, contribuiu solicitação feita por 12 entidades da construção paulista: Aelo; Apeop; Aconvap; Assecob; Deconcic/Fiesp; Instituto de Engenharia; Seconci-SP; Secovi-SP; Sinaenco; SindusCon-SP; Sinicesp e Sintracon-SP.

As entidades haviam se reunido em 2009 no SindusCon-SP para se unirem na solicitação e manifestar à CBIC total disposição em envidar esforços no sentido de garantir pleno sucesso ao evento maior da construção brasileira.

Elas argumentaram que, dos 81 Enics realizados, apenas 3 haviam ocorrido na capital paulista, e mesmo assim há muito tempo: em 1978, em 1979 e em 1981.

Para as entidades, o primeiro ano do novo governo federal será o momento ideal para o setor apresentar sugestões previamente discutidas pela CBIC para a implementação de reformas como a política, a tributária e a trabalhista, que não aconteceram até hoje, e para as quais a construção paulista tem muito a contribuir.

Além disso, o segmento terá muitas contribuições a dar em relação a: preparativos para a Copa de 2014 e para a Olimpíada de 2016; novos governos estaduais, deputados federais e estaduais e parte dos novos senadores que estarão em seu primeiro ano de mandato; o combate às mudanças climáticas e o Programa de Inovação Tecnológica (PIT) da CBIC.

O peso econômico do Estado de São Paulo para os investimentos estrangeiros e o potencial de repercussão na mídia dos eventos aqui realizados também foram destacados na solicitação feita pelas entidades da construção paulista.

Em 2010 - A 82ª edição do Enic será realizada de 9 a 11 de junho, no Centro de Convenções e Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, Alagoas. O evento proporá debates sobre inovação, sustentabilidade e engenharia em um país de grandes dimensões como o Brasil. Esta edição, promovida pela CBIC, será realizada pelo Sinduscon-AL, com apoio da Ademi-AL.

O Conselho de Administração da CBIC também definiu que o 84º Enic será em Belo Horizonte em 2012; o 85º Enic em Fortaleza, em 2013; o 86º Enic em Goiânia, em 2014 e o 87º Enic em Salvador, em 2015.

(Redação - Agência IN)