JB vai oferecer assessoria jurídica gratuita a partir de 15 de março

Jornal do Brasil

RIO - O Jornal do Brasil vai passar a oferecer a seus leitores um serviço de assessoria jurídica gratuito. A partir de 15 de março, Dia do Consumidor, será publicada a primeira coluna JB em Ação. O espaço será formulado por um escritório modelo, com advogados para atender ao interesse público. O projeto terá quatro canais de comunicação com os leitores: e-mail, blog, telefone e cartas. Com o objetivo de defender os direitos do consumidor e do cidadão, o veículo receberá as reclamações e tentará acordo com as empresas e entidades referentes.

A advogada Carolina Tupinambá, mestre e doutoranda em direito processual pela Uerj, será responsável por selecionar as demandas, elaborar as iniciativas e acompanhar os processos. Para que a ação seja movida, a advogada vai avaliar as chances de êxito, o direito alegado e se está no prazo permitido.

Busca pela justiça

Mais do que tirar dúvidas em relação aos vários ramos do direito, nós correremos atrás do prejuízo e noticiaremos as repercussões da busca pela justiça avaliou Carolina, que tem MBA em direto do trabalho pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tanto na coluna impressa quanto no blog no JB Online, a advogada vai contar o trâmite das causas e explicar alguns direitos dos cidadãos.

Já a advogada Paula Tupinambá, com dez anos de experiência na área de direito empresarial e contratual, ficará responsável pela intermediação entre os leitores e as companhias das quais se queixam. Paula vai procurar métodos alternativos de solução de conflitos entre as duas partes.

Cartas públicas e abaixo-assinados serão encaminhados ao Ministério Público exemplificou Paula. Acreditamos que o jornal deve ter o papel de motivar o público a reagir e exigir seus direitos.

Não perca os detalhes sobre o novo serviço. No próximo domingo, dia 7 de março, o JB vai publicar opiniões de empresários, agentes públicos e membros do poder judiciário sobre a iniciativa inédita do veículo. O JB em Ação é mais uma iniciativa social do Jornal do Brasil.