Imposto de Renda: Senado aprova projeto que isenta maiores de 60 anos

Jornal do Brasil

BRASÍLIA - O Senado aprovou terça-feira a redução de idade para que aposentados e pensionistas tenham direito à isenção de Imposto de Renda sobre rendimentos de até R$ 1,4 mil. Segundo o projeto, idosos com mais de 60 anos passam a ter direito ao benefício hoje restrito aos maiores de 65 anos. Como a matéria foi aprovada em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) segue agora apara apreciação da Câmara dos Deputados.

O benefício é concedido tanto sobre aposentadorias da Previdência Social quanto sobre previdência complementar. Quem recebe acima de R$ 1,4 mil pagará imposto sobre o montante recebido a mais.

A Receita Federal informou que recebeu 124,6 mil declarações do Imposto de Renda (IR) 2010, até às 24h de segunda-feira. Menos 12,6% comparado com declarações enviadas no primeiro dia de recebimento no ano passado: 142,6 mil.

Segundo o órgão, foram feitos 1,75 milhão de downloads do programa do IR 2010 e outros 734,3 mil contribuintes baixaram o programa de envio, o Receitanet. O prazo de entrega vai até 30 de abril, e o órgão espera receber 24 milhões de declarações. A Receita lembra que recebe as restituições do IR mais cedo quem declara primeiro, sem erros.

Com agências