G20 debaterá ampliação de capital do BID

SÃO PAULO, 2 de março de 2010 - Ministros das Finanças de Estados Unidos, Brasil, Colômbia, México e Peru reunidos em Washington decidiram abordar o tema de ampliação de capital do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Cancún no fim do mês, informou nesta terça-feira uma fonte do Departamento do Tesouro.

O secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, recebeu os ministros latino-americanos e "discutiram a possibilidade de uma ampliação de capital para o BID, de acordo com nosso compromisso dentro do G20 (grupo de países ricos e em desenvolvimento)", explicou a fonte, que não quis se identificar.

O G20 decidiu no ano passado estudar os pedidos de instituições como o Banco Mundial e o BID de aumentar seu capital frente à crise financeira.

No caso do BID, "as conversas continuarão na reunião anual em Cancún (México) no fim do mês", acrescentou a fonte.

O BID se reúne em assembleia plenária de 19 a 23 de março e o tema da ampliação de capital, que será a nona na história da entidade, já está na lista de assuntos da reunião.

Os ministros e representantes também abordaram a situação no Chile após o terremoto do último sábado e "expressaram sua preocupação e solidariedade com os afetados", explicou.

(Redação com Agências Internacionais - Agência IN)