Caixa recupera R$ 2,4 bilhões em crédito em 2009

SÃO PAULO, 2 de março de 2010 - A Caixa Econômica Federal recuperou cerca de R$ 2,4 bilhões de créditos inadimplidos de suas carteiras comerciais e habitacionais por meio de liquidação e renegociação de dívidas em 2009. O desempenho é 38% maior em relação aos valores atingidos em 2008 e é apontado como conseqüência da implantação de diversas modificações no modelo de cobrança, promovidas ao longo do ano passado.

Entre as ações, a Caixa reforçou sua atuação em telecobrança para a carteira de créditos com poucos dias de atraso, além de reformular todo o processo de credenciamento de empresas que atuam na segunda fase da régua de cobrança. Segundo o vice-presidente de Pessoa Física da Caixa, Fabio Lenza, a fase da telecobrança é muito importante para evitar que a situação de atraso dos contratos se agrave. "Muitas vezes o cliente precisa apenas ser lembrado para realizar o pagamento da prestação", avalia Lenza.

No caso de Pessoas Jurídicas (pequenas, médias e grandes empresas), a cobrança de créditos em atraso passou a ser realizada de forma diferenciada e dependendo de aspectos tais como o prazo de atraso, valor da dívida e perfil do cliente. Os clientes PJ com créditos de maior valor agora podem negociar de forma efetiva diretamente com as equipes das unidades de cobrança da própria Caixa, também submetidas a ajustes em 2009, de forma a se adequar ao novo modelo.

(Redação - Agência IN)