Automóveis: cresce o número de novos consórcios no ano passado

Jornal do Brasil

DA REDAÇÃO - O número de novos consorciados no segmento de veículos cresceu 14,3% nos 12 meses de 2009, partindo de 1,14 milhão de pessoas em 2008 para 1,67 milhão no ano passado, de acordo com dados divulgados terça-feira pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).

De janeiro a junho, o crescimento foi lento e gradual, enquanto nos últimos seis meses, com a recuperação da economia, o número de contratos novos subiu significativamente. Mesmo assim, foi insuficiente para atingir as adesões de 2008. No total, as novas cotas do ano passado foram de 42,2 mil, queda de 25% que as 56,2 mil de janeiro a dezembro de 2008.

A crise financeira afastou os consorciados nos primeiros seis meses por que, principalmente no quesito veículos pesados, os investimentos normalmente são para renovação de frotas e aquisição de tratores e outros implementos agrícolas. Mas, no final do ano, tivemos recuperação que reverteu as perdas do começo do ano afirma presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi.

Por segmento, os veículos leves responderam por 42,2% das vendas de novas cotas, com registro de 473 mil novos contratos, recorde na comparação com o ano 2000. O ticket médio iniciou o ano passado em R$ 31,9 mil e terminou dezembro com crescimento de 12,8%, atingindo R$ 36 mil no último mês de 2009.

Com a alta de 2,6%, as contemplações acumularam nos 12 meses do ano passado 191,9 mil, enquanto nos mesmos meses de 2008, obtiveram 187 mil prêmios.

Já as motocicletas tiveram expansão de 24,3% sobre as 484,4 mil contemplações de 2008, somando 601,9 mil no ano passado.

Os contratos de consórcios para os veículos pesados representam, na maioria dos casos, oportunidades para a renovação da frota existente. Devido à crise financeira, ao longo dos 12 meses de 2009, o segmento apresentou comportamento distinto nos dois semestres.

Montadoras dos EUA

As fabricantes de veículos americanas mostram recuperação nos Estados Unidos no fechamento de fevereiro. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira pelas empresas, a Ford registrou aumento de 43% das vendas, superando as previsões do mercado.

A GM comercializou 141.951 unidades. Segundo a companhia, o aumento foi de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a indústria estava no fundo do poço, e a maior fabricante de automóveis dos Estados Unidos estava perto de entrar em concordata. No entanto, os resultados da GM foram mais fracos do que alguns analistas esperavam.

Já a Chrysler anunciou aumento de 0,47% das vendas em fevereiro, com 84.449 veículos negociados, contra 84.050 no mesmo mês do ano passado.

Por outro lado, a fabricante japonesa Toyota apresenta queda nas vendas no período, de 8,7%, resistindo mais que o previsto ao impacto de reiterados recalls de veículos com defeitos.

Com agências