Metalfrio e Osram inovam na iluminação de refrigeradores

SÃO PAULO, 1 de março de 2010 - A nova geração de Light Emitting Diode - Diodo Emissor de Luz - (LEDs) de alto fluxo da Osram está agora em refrigeradores de uso comercial, nos modelos com e sem porta de vidro, em estruturas verticais e horizontais.

Segundo Roberto Ribeiro Neli, engenheiro de produtos da Metalfrio, o encontro dessas duas gigantes resultou em uma nova forma de iluminar os refrigeradores, deixando de lado as tradicionais lâmpadas fluorescentes para aderir aos modernos diodos emissores de luz.

"Por ser uma das maiores produtoras mundiais de LEDs, a Osram foi a empresa que nos apresentou as melhores soluções de iluminação com essa tecnologia. Equipes das duas empresas uniram-se e, em dois anos, desenvolveram toda linha de produtos com opção de iluminação LED, que hoje a Metalfrio disponibiliza" comenta Neli.

Para Fernando Romano, engenheiro da divisão de semicondutores ópticos da empresa no Brasil, o uso dessa tecnologia em refrigeradores impacta diretamente em sua performance. "Por conta do baixo consumo energético, que chega a apenas 1,1W por LED, conseguimos alcançar uma economia de até 55% quando em comparação com as lâmpadas utilizadas tradicionalmente", afirma.

Na opinião do especialista, outro fator relevante é que a utilização desse produto traz benefícios também em termos de manutenção do refrigerador. "Os LEDs Golden DRAGON, nesta aplicação, superam 50 mil horas de vida útil sem que haja uma considerável depreciação no fluxo luminoso original, o que diminui sensivelmente a necessidade de trocas. Vantagem para o fabricante e para o dono do estabelecimento comercial", completa Romano.

(Redação - Agência IN)