Dólar tem leve alta em manhã tranqüila

SÃO PAULO, 1 de março de 2010 - A expectativa pela aprovação final de um pacote de ajuda financeira à Grécia, que nos próximos meses tem mais de ? 50 bilhões em dívidas a serem roladas, mantém o clima ameno nos mercados mundiais. As principais bolsas de valores operam com ganhos, seguindo a valorização das commodities, em especial os preços do petróleo, o que favorece o dólar frente às principais moedas como iene, libra e euro. Por aqui, a moeda norte-americana apontava leve alta de 0,11%, a R$ 1,81 na venda.

Notícias de que a Alemanha e a França chegaram a um acordo financeiro para ajudar a Grécia no valor de até US$ 41 bilhões dá suporte ao viés de alta do mercado acionário. Soma-se a isso a perspectiva de que indicadores que serão divulgados nos Estados Unidos trarão números positivos.

Por lá, a agenda começa carregada com a divulgação da renda e dos gastos pessoais (com previsão de alta 0,4% respectivamente), o índice de inflação sobre os gastos pessoais dos consumidores (PCE), com núcleo anual passando de 1,5% para 1,4%. Também saem a pesquisa ISM sobre o desempenho da atividade manufatureira (58 pontos em feveiro), além dos gastos com construção (cuja estimativa é de queda de -0,6% em janeiro).

(Simone e Silva Bernardino - Agência IN)