Consea quer a segurança alimentar no debate eleitoral

SÃO PAULO, 1 de março de 2010 - Inserir a temática da segurança alimentar e nutricional nos debates das eleições de outubro é uma das metas do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). "A ideia é fazer debates sobre o tema com os candidatos nos estados", disse o presidente do Consea de Santa Catarina, Natal Magnanti.

Para atingir esse meta, expressa no planejamento de 2010 da Comissão de Presidentes de Conseas Estaduais, será produzido um documento para dar visibilidade à soberania e segurança alimentar e nutricional no processo eleitoral.

Em 2010, os presidentes dos conselhos estaduais querem também colocar em pauta na sociedade as discussões sobre as mudanças climáticas, a reforma agrária e realizar um seminário nacional sobre as necessidades alimentares especiais.

Reunidos hoje, em Brasília, os presidentes dos Conseas estaduais comemoraram a publicação no Diário Oficial da União, em fevereiro, da promulgação da Emenda 64 da Constituição, que inclui a alimentação entre os direitos sociais fixados no Artigo 6º da Constituição Federal. "Esse foi um trabalho que conseguimos construir com o Consea nacional", afirmou o presidente do Consea do Tocantins, Iramar Cardoso. As informações são da Agência Brasil.

(Redação - Agência IN)