Brasil e El Salvador firmam acordo para ampliar cooperação

SÃO PAULO, 26 de fevereiro de 2010 - Brasil e El Salvador firmam hoje acordos complementares para a implementação do Sistema Nacional de Sangue e Hemoderivados do país centro-americano e para fortalecimento do sistema de segurança presidencial salvadorenho. Os documentos serão assinados logo após reunião dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Maurício Funes, às 11h, em San Salvador.

Os dois países firmam ainda memorandos nas áreas de agricultura familiar e de desenvolvimento social, e carta de intenções entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Multisectorial de Inversiones (BMI).

Durante o encontro, além de acertar os detalhes dos acordos a serem assinados, Lula e Funes vão discutir questões como financiamento para aquisição de ônibus brasileiros, cooperação técnica, comércio e biocombustíveis, a situação no Haiti e a recente cúpula de países latino-americanos e caribenhos.

Depois da cerimônia de assinatura dos atos, haverá solenidade de condecoração dos dois presidentes, entrevista coletiva e almoço em homenagem a Lula oferecido pelo presidente salvadorenho.

Os compromissos do presidente brasileiro em San Salvador começam às 9h, quando se reúne com empresários dos dois países.Em seguida (10h30), visita a Catedral Metropolitana, onde deposita uma coroa de flores na cripta do monsenhor Oscar Arnulfo Romero.

Lula e comitiva deixam El Salvador às 15h45 com destino a São Paulo. As informações são da Agência Brasil.

(Redação - Agência IN)