Lançamentos de imóveis batem recorde no último bimestre de 2009

SÃO PAULO, 23 de fevereiro de 2010 - O mercado de imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo registrou movimentação ascendente no último bimestre de 2009. Entre novembro e dezembro, foram lançadas 10.142 moradias, volume superior à soma dos sete primeiros meses do ano passado, de 9.753 unidades. As informações foram divulgadas nesta terça-feira pelo Sindicato da Habitação do estado de São Paulo (Secovi).

Esse comportamento pode ser explicado pelo fato de o mercado de lançamentos ter "andado de lado" até julho. Considerando-se o total lançado, de 30.128 unidades segundo a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), mais de um terço ficou concentrado nos últimos dois meses do ano.

Em termos de comercialização, a Pesquisa Sobre o Mercado Imobiliário, realizada pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP, aponta a venda de 2.611 unidades em novembro e 5.663 em dezembro, ou seja, 8.274 moradias escoadas no período.

Com este resultado, o total comercializado em 2009 atingiu 35.832 unidades e superou a expectativa inicial de encerrar o ano com 33 mil unidades vendidas. A influência dos dois últimos meses fica evidente ao se observar que representaram quase um quarto do montante vendido no ano.

(Redação - Agência IN)