Atividade industrial de Richmond melhora em fevereiro

SÃO PAULO, 23 de fevereiro de 2010 - O índice de sazonalidade da atividade manufatureira na região de Richmond, Estados Unidos, apresentou melhora no mês de fevereiro de 2010, marcando 2 pontos, ante -2 pontos registrados no mês anterior. As informações foram divulgadas nesta terça-feira pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Richmond.

Entre os indicadores que favoreceram a alta, os novos pedidos tiveram crescimento de oito pontos, registrando 9 pontos no primeiro mês do ano. No entanto, o indicador de empregos retraiu dois pontos, finalizando em -7 pontos.

Outros indicadores também variaram. Segundo a instituição, a capacidade instalada registrou -3 pontos, o índice de estoque de produtos finalizados ficaram em 13 pontos, (frente aos 10 pontos de janeiro) e o indicador dos produtos não finalizados ficou em 5 pontos, queda de quatro pontos com relação ao primeiro mês do ano.

Também segundo o Fed de Richmond, os preços na região aumentaram 0,33% em fevereiro, depois de avanços de 0,21% no mês anterior. Já no varejo, os preços apresentaram alta de 0,84%.

O índice de vendas no varejo apresentou queda, para -15 pontos, ante o valor prévio de 1 ponto no mês de janeiro. Uma das razões apontadas pela instituição para a abrupta queda nos números do varejo está relacionada à nevasca que atingiu a região do Atlântico Central dos Estados Unidos.

(SV - Agência IN)