Economia deve desacelerar no 2º trimestre, diz Serasa

Portal Terra

DA REDAÇÃO - A atividade econômica brasileira deve recuar a partir do segundo trimestre de 2010 após aceleração, revelou o indicador de perspectiva da atividade econômica do Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira, dia 22.

O indicador, que tenta prever o comportamento da atividade econômica brasileira com seis meses de antecedência, antecipou que a curva de aceleração registrada nos últimos seis meses deve prevalecer durante o primeiro trimestre de 2010, para depois desacelerar a partir de março de 2010.

De acordo com o indicador, em dezembro houve variação negativa de 0,2%, seguindo variação de 0,1% no mês imediatamente anterior.

Com a queda, o indicador de perspectiva atingiu nível de 100,1, contra 100,2 de novembro de 2009, registrando diferença positiva entre o Produto Interno Bruto (PIB) efetivo e o PIB potencial. O índice do Serasa representa crescimento a partir do nível de 100,00, e recuo da economia abaixo desse nível.

A previsão do Serasa é de que a diferença do PIB seja corrigida a partir do segundo semestre desse ano.

Economistas do Serasa também observaram que o ciclo de aperto monetário previsto para este ano deverá ser de baixa magnitude.