ASSINE
search button

Alshop lamenta fim da redução do IPI para "linha branca"

Compartilhar
SÃO PAULO, 29 de janeiro de 2010 - Após mais de nove meses em vigor, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca deixará de existir no próximo domingo, 31 de janeiro, segundo anúncio feito em Zurique, na Suíça, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) apoia as entidades favoráveis à manutenção das tarifas reduzidas e lutará para que o benefício seja reestabelecido.

"'Com o IPI reduzido, o varejo, especialmente o do setor de eletrodomésticos, ficou ainda mais forte, pois atraiu novos consumidores e fidelizou os demais, reforçando com isso o cenário econômico do País, sendo nossa expectativa a de que possamos usufruir ainda mais deste incentivo", afirma o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.

Segundo a insituição, no último Natal, o setor apresentou avanço de 20% em relação à mesma data de 2008, devido, principalmente, aos incentivo na comercialização de itens como geladeira, máquinas de lavar, fogões, entre outros, a chamada "linha branca".

Muitas lojas, por terem ainda um estoque considerável de desses produtos, pretendem realizar diversas promoções durante as próximas semanas para eliminar os itens à preços menores.

O governo atribui o fim da prorrogação do IPI à atual estabilidade econômica do País e crê que o término vai reduzir a pressão sobre os preços, e a equipe de Mantega espera que contribua para evitar a alta dos juros prevista pelo mercado financeiro.

(Redação - Agência IN)