Serasa: qualidade do crédito a empresas para de cair no 4º tri

Portal Terra

DA REDAÇÃO - A qualidade do crédito das empresas nacionais interromperam uma série de três quedas consecutivas no quarto trimestre de 2009 e ficou estável em relação ao trimestre anterior, a um patamar de 95,50, segundo dados da Serasa Experian divulgados nesta sexta-feira, dia 22.

No entanto, o nível é o menor desde o início da pesquisa, no primeiro trimestre de 2007. O indicador avalia em uma escala de zero a 100 a qualidade de crédito do setor produtivo - quanto maior, menor é a probabilidade de inadimplência - com base em modelos estatísticos de avaliação de risco de crédito.

A estabilização foi "proporcionada pela retomada do crescimento econômico e pela normalização da oferta de crédito às empresas", afirmou a Serasa Experian em nota. Na análise por setores, o indicador apontou melhora apenas nas empresas do setor comercial.

- A retomada do crescimento da economia brasileira, impulsionada pelo consumo das famílias, favoreceu a diminuição do risco de inadimplência do setor comercial da economia no quarto trimestre de 2009 -segundo a empresas.