Qualidade do crédito do consumidor se recupera no 4º trimestre

SÃO PAULO, 18 de janeiro de 2010 - A qualidade do crédito do consumidor registrou alta de 0,5% no quarto trimestre de 2009, atingindo o valor de 78,6, segundo o indicador Serasa Experian. O indicador reverteu uma queda de dois trimestres consecutivos (2º e 3º trimestres de 2009), sendo que o patamar de 78,2, verificado no 3º trimestre de 2009, havia sido o menor de toda a série histórica iniciada em 2007.

Segundo a Serasa, a melhora na qualidade de crédito do consumidor observada no último trimestre do ano passado esteve intimamente relacionada com a redução dos índices de inadimplência do consumidor, especialmente ao longo do segundo semestre.

De fato, após registrar taxas anuais de crescimento ao redor de 10% durante o primeiro semestre de 2009, a inadimplência das pessoas físicas, medida pelo Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, desacelerou para um avanço anual de 6% no 3º trimestre de 2009 e, no último trimestre do ano passado, acabou registrando queda de 2,6% em relação aos últimos três meses de 2008.

No entanto, apesar da recuperação observada no 4º trimestre de 2009, o Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor encerrou o ano de 2009 abaixo do patamar de 78,8 verificado no último trimestre de 2008. O Indicador Serasa avalia numa escala de 0 a 100 a qualidade de crédito do consumidor - quanto maior, melhor a qualidade de crédito, portanto menor é a probabilidade de inadimplência, caso este consumidor venha a requerer crédito.

(SSB - Agência IN)