Japan Airlines acerta parceria com Delta Air Lines

Jornal do Brasil

RIO - A Japan Airlines concordou em formar uma aliança com a norte-americana Delta Air Lines, com isso a JAL vai aderir ao grupo SkyTeam de empresas aéreas, desistindo de sua parceria com a Oneworld, segundo publicou um jornal japonês, neste fim de semana.

A JAL e a Delta acertaram o acordo em Tóquio na sexta-feira e planejam completar a troca de parceiros até abril de 2011, de acordo com o jornal Yomiuri.

Enquanto a JAL rumava para a concordata, Delta e American Airlines vinham fazendo ofertas à japonesa, em busca de aumentar a participação no mercado asiático e em terem presença mais forte no Japão.

O fundo estatal Enterprise Turnaround Initiative Corp of Japan (Etic) estimou que uma aliança com a Delta daria à JAL um benefício anual de 17,2 milhões de ienes, três vezes mais do que laços ampliados com a American poderiam oferecer.

A Delta vai continuar discutindo com o Etic quanto terá que investir na JAL, segundo o Yomiuri. As duas companhias vão pedir imunidade contra regras de defesa da concorrência dos EUA até fevereiro.

Com agências