Aumenta número de cruzeiros que atracarão no Brasil

SÃO PAULO, 15 de janeiro de 2010 - O número de brasileiros que buscou viagens em cruzeiros aumentou consideravelmente, levando em conta o número de escalas (atraque de navios) em diversas cidades brasileiras, segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira dos Representantes de Empresas Marítimas (Abremar). A temporada, que começou em outubro e vai até maio deste ano, terá total de 407 cruzeiros.

Búzios já confirmou 206 escalas contra 138 no verão passado, o que representa 49% de crescimento e corresponde a mais de 15% das escalas de cruzeiros na costa brasileira. A cidade receberá 384 mil cruzeiristas (ano passado foram 261 mil), estima a Abremar.

Deste mês até maio, sairão de Santos 264 Cruzeiros, 41 a mais que no ano passado, levando cerca de 619 mil turistas. Do Rio de Janeiro sairão 193 cruzeiros, 81 a mais que na temporada passada, e o número de passageiros deverá chegar a 448 mil.

No Brasil, os temáticos já se tornaram tradição. Nesta temporada o número saltou de 26 para 40. "Os clientes dos temáticos são um patrimônio valioso das empresas marítimas, pois costumam voltar para o mesmo cruzeiro", diz Ricardo Amaral, presidente da Abremar.

(Redação - Agência IN)