Segundo informações da empresa francesa, 2009 foi um ano difícil para o setor automobilístico em todo o planeta e principalmente na Europa e Estados Unidos. No velho continente, as vendas diminuíram 5,4%, refletindo ganhos em áreas localizadas. Na França, o aumento foi de 5,3% e 19,9% na Alemanha. Em contrapartida, na Rússia a forte queda de 50,1% impôs severo prejuízo à companhia.
As vendas na America Latina diminuíram 2,2%, muito embora no Brasil a companhia tenha registrado crescimento de 12,5% e na China os veículos de passeio tenham registrado crescimento de 47%. Mesmo com dados favoráveis em certas regiões, a Peugeot teve dificuldades no primeiro semestre de 2009 e visualizou pequena recuperação ao longo do segundo semestre.
Os veículos leves ganharam representatividades em países como França, com vendas de 7,1% e mercado estimado em 5,3%, na Alemanha aumento de 31,8% e mercado estimado em 19,9%. No entanto, na Espanha verificou-se declínio de 19,1% nas vendas da companhia.
A nota informa ainda a expectativa de crescimento em todas as regiões do planeta, com exceção da Europa, onde os consumidores ainda enfrentarão dificuldades financeiras, além de não possuírem mais os incentivos fiscais oferecidos pelos governos.
(SV - Agência IN)