Produção Industrial cresce em 9 das 14 regiões pesquisadas

SÃO PAULO, 8 de janeiro de 2010 - A produção industrial cresceu no mês de novembro em 9 das 14 regiões brasileiras pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo informações divulgadas nesta sexta-feira. O destaque ficou por conta do Estado de Goiás que teve avanço de dois dígitos, com crescimento de 11,6%, invertendo o recuo de 9,9% observado no mês de outubro.

As demais regiões que obtiveram resultados positivos foram: Bahia (3,9%), Ceará (2,8%), Rio Grande do Sul (1,9%), São Paulo (1,6%), Amazonas (1,6%), região Nordeste (1,6%), Pernambuco (1,0%) e Rio de Janeiro (0,2%).

Em contrapartida, o Espírito Santo apontou a perda mais expressiva, de 1,6%, seguido por Minas Gerais e Pará, ambos com recuo de 0,6% e Paraná e Santa Catarina, ambos com 0,1%.

Na comparação com novembro de 2008, observou-se um quadro generalizado de taxas positivas, que alcançou 13 das 14 regiões investigadas. Esse movimento evidencia não só a recuperação do setor industrial, num contexto de maior confiança no ambiente econômico, mas também a baixa base de comparação, em função dos ajustes de estoques ocorridos no final do ano passado. No acumulado dos 11 primeiros meses de 2008, o resultado havia sido negativo para todas as regiões.

(SV - Agência IN)