Otimistas, empresários aumentam investimentos, diz Serasa

SÃO PAULO, 8 de janeiro de 2010 - O empresário brasileiro está mais otimista em relação ao seu negócio e, gradualmente, amplia sua disposição para aumentar os investimentos. Para ilustrar, no 3º trimestre de 2009 22% dos empresários pretendiam incrementar os investimentos. Para o 4º trimestre de 2009, foram 27%. No 1º trimestre de 2010, serão 37%.

Segundo a Serasa Experian, o otimismo também está presente na expectativa em relação à maior oferta de crédito, para empresas e consumidor. No que diz respeito às condições de crédito, o empresário é cauteloso em apostar em melhora, porque ainda não conta com a oferta de recursos normalizada e já ouve falar em aumento da SELIC, para conter o aquecimento econômico.

Em vários pontos da pesquisa o Comércio e Serviços se destacam, complementados pela representativa expectativa de aumento da oferta de crédito ao consumidor, evidenciando que o mercado interno será o destaque de 2010 para os empresários.

O Nordeste é a região mais otimista do país, por conta da retomada da indústria local e do turismo, com a recuperação do emprego e da renda.

(SSB - Agência IN)