Ipem fiscaliza material escolar na próxima semana

SÃO PAULO, 8 de janeiro de 2010 - O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realiza nas próximas segunda e terça-feira, 11 e 12 de janeiro, das 8h às 14h, a "Operação Minerva" para fiscalizar material escolar como cadernos, papéis, cola, tintas, dentre outros.

Os fiscais examinarão por dia 84 lotes de produtos que foram coletados em pontos de venda de todos os portes, lojas especializadas e fabricantes. O trabalho será realizado simultaneamente nos laboratórios do Ipem-SP na capital paulista e nas cidades de Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto. Em 2009, a mesma operação analisou 48 lotes de produtos , dos quais 6,5% apresentaram erros.

Empresas autuadas devem retirar do ponto de venda os lotes dos produtos irregulares e têm dez dias para apresentação de defesa ao Ipem-SP. A partir deste prazo, o departamento Jurídico define a aplicação da multa que pode variar de R$ 100 a 50 mil, dobrando na reincidência.

(Redação - Agência IN)