Desafio para 2010 são as exportações, diz Schneider

SÃO PAULO, 7 de janeiro de 2010 - As projeções de exportações de veículos e máquinas agrícolas para 2010 estão em torno de US$ 9,2 bilhões, com aumento estimado de 11% em relação a 2009, quando registrou US$ 8,3 bilhões, anunciou hoje a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A produção de veículos está projetada em 3,390 milhões de unidades, com leve expansão de 0,5% em relação ao ano anterior, na qual totalizou 3,183 milhões de unidades.

"Nosso maior desafio para este ano são as exportações. Durante a crise mundial houve queda no setor, mas já estamos voltando. Com a valorização do real, exportar produtos brasileiros fica mais difícil, por isso temos que investir", explicou Jackson Schneider, presidente da Anfavea.

Para as vendas de máquinas agrícolas, a expectativa é de 55,9 mil unidades, com avanço de 1%, ante 55,3 mil unidades em 2009.

Outro desafio que Schneider destacou foi a consolidação do mercado brasileiro como o 5º maior do mundo. "A competição com o mercado internacional é acirrada, pois há inúmeros investimentos externos no País. Precisamos renovar a atratividade para o mercado interno".

(Niviane Magalhães - Agência IN)