Vendas da indústria do Rio tem queda de 16,1% em 2009

SÃO PAULO, 6 de janeiro de 2010 - Apesar das vendas na indústria do Rio de Janeiro em novembro terem registrado a primeira variação positiva de 2009, acima de 2,9%, se comparadas ao mesmo mês do ano anterior, ainda permaneceram 16,1% abaixo do registrado em 2008 no acumulado até novembrode 2009, revelando acomodação do processo de recuperação do nível de atividade econômica, conforme pesquisa de Indicadores Industriais do Sistema Firjan.

A alta de pessoal ocupado registrou avanço de 1,3% frente a outubro e apresentou o sétimo crescimento no ano, com saldo de 5.513 vagas no estado. "Houve ligeiro recuo nas vendas e também nas horas trabalhadas de 1,%, após ajuste sazonal, mas as novas contratações apontaram para recuperação da indústria fluminense frente à crise mundial. Vale ressaltar que o pessoal ocupado em novembro é o mais alto de toda série histórica da pesquisa", afirma Luciana de Sá, da diretoria de Desenvolvimento Econômico do Sistema Firjan.

Segundo dados da pesquisa, o pessoal ocupado cresceu 1,3% em novembro quando comparado a outubro, com geração de 4.900 novos postos de trabalho.

(Redação - Agência IN)