Com indicadores mistos, Wall Street fica sem tendência

SÃO PAULO, 5 de janeiro de 2010 - Em dia de indicadores econômicos mistos, os principais índices acionários dos Estados Unidos não firmaram tendência, após uma sessão marcada pela instabilidade. O Dow Jones perdeu 0,11%, para os 10.572 pontos; o Nasdaq avançou 0,01%, para os 2.308 pontos; e o S&P 500 subiu 0,31%, para os 1.136 pontos.

Se por um lado os investidores receberam bem os números da indústria; por outro, as cifras do mercado imobiliário decepcionaram. O volume de encomendas à indústria norte-americana cresceu 1,1% em novembro de 2009, na comparação com o mês anterior. Este foi o sétimo avanço nos últimos oito meses.

Já o índice que avalia a compra e venda de contratos de casas no país recuou 16% em novembro do ano passado, na comparação com o mês anterior. O índice veio bem pior que o esperado pelo mercado.

Além disso, é observada certa cautela por conta dos indicadores que ainda serão divulgados nessa semana. O Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) anuncia amanhã a ata de reunião de política monetária e para sexta-feira é aguardado o payroll, indicador que mede a variação na folha de pagamento.

No âmbito corporativo, foram divulgadas as vendas das montadoras no mês de dezembro. Enquanto os veículos comercializados pela Ford subiram 33%, as vendas da General Motors (GM) e Chrysler caíram, respectivamente, 6,1% e 4% em dezembro de 2009, ante o mesmo período do ano anterior.

(Redação - Agência IN)