Metrô reforça frota de trens nas festas de fim de ano

SÃO PAULO, 23 de dezembro de 2009 - O Metrô divulga esquema especial de operação com reforço do número de trens em operação nas semanas do Natal e Ano Novo. Para atender a população que voltará de viagem, as estações abrirão mais cedo nos dias 28 de dezembro e 4 de janeiro.

Hoje, o número de trens em circulação será maior do que o habitual no período noturno, nas Linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda). Serão ofertadas 14 viagens a mais na Linha 1 e 10 viagens a mais na Linha 3.

Para a véspera do Natal, 24, o Metrô programou um esquema especial de operação nas suas quatro linhas. Na linha 1-Azul, circularão 37 trens no pico da manhã e 33 trens no horário de vale e no pico da tarde. Na Linha 2-Verde, circularão oito trens o dia todo, com quatro trens reserva para qualquer eventualidade.

Na sexta-feira, 25, a frota que estará em circulação será semelhante a de um domingo. Na Linha 1, 16 trens circularão no período da manhã e 17 à tarde. Na Linha 2-Verde (Alto do Ipiranga-Vila Madalena) oito composições serão disponibilizadas durante toda a operação.

No dia 31, as estações Paraíso, Brigadeiro e Consolação permanecerão abertas ininterruptamente, durante toda a madrugada do dia 1º, para embarque e desembarque.

Já a estação Trianon-Masp será fechada às 19 horas do dia 31 e reaberta às 4h40 do dia 1º.Todas as demais estações das linhas 1, 2 e 3 permanecerão abertas para embarque e desembarque até as 2 horas do dia 1º. Após esse horário, os usuários poderão somente desembarcar nestas estações. Às 4h40 do dia 1º, todas as estações reabrem para embarque e desembarque.

Durante a madrugada do dia 1º, serão mantidos em circulação nove trens na Linha 1-Azul, oito composições na Linha 2-Verde e nove trens na Linha 3-Vermelha. O funcionamento das estações da Linha 5-Lilás não sofrerá alteração. A operação será encerrada à 0h00 do dia 31 e reiniciada às 4h40 do dia 1º.

(Redação - Agência IN)