Desemprego em São Paulo cai para 12,8% em novembro

SÃO PAULO, 22 de dezembro de 2009 - A taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo (PMSP) passou de 13,2% em outubro para 12,8% em novembro, de acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) junto com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Foi o segundo mês seguido em que o desemprego caiu na região, indicando melhoria nas atividadades ligadas à indústria e serviço.

No período, foram criadas 54 mil vagas enquanto 1.357 mil pessoas ficaram desempregadas. Os dados são bastante positivos pois em novembro 13 mil pessoas entraram no mercado de trabalho da região, o que fez o nível de ocupação aumentar em 0,6% em novembro, chegando a 9.248 mil ocupados.

Os setores que mais contrataram em novembro foram a indústria, com crescimento de 2,9%, ou criação de 46 mil postos; Comércio, 2,5%, ou 36 mil novas vagas; e o agregado Outros Setores, com aumento de 0,6%, ou 7 mil novos empregos. Nos Serviços, o nível ocupacional diminuiu 0,7%, o que corresponde à eliminação de 35 mil postos de trabalho.

O número de trabalhadores assalariados aumentou 0,7%, em razão das 88 mil novas vagas no setor privado. Dessas 64 mil têm carteira assinada e 24 mil não têm. Com informações da Agência Brasil.

(Redação - Agência IN)