Alstom assina contrato para reforma em complexo hidrelétrico

SÃO PAULO, 22 de dezembro de 2009 - A Alstom assinou um contrato de ? 22 milhões com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), pertencente ao grupo Eletrobras, para reforma das unidades geradoras das usinas hidrelétricas Paulo Afonso I e Paulo Afonso II, que fazem parte do complexo hidrelétrico de Paulo Afonso, situado no rio São Francisco, no estado da Bahia.

De acordo com o comunicado, a empresa será responsável pela desmontagem, projeto, fabricação, adequação dos componentes, montagem, supervisão e seguro dos equipamentos. A Alstom também fará estudos para manter a eficácia dos novos maquinários.

Em Paulo Afonso I, a empresa fará a reforma de três unidades geradoras que produzem no total 180MW e que entraram em operação em 1955. As comportas de setor de tomada de água, conjuntos de grades, geradores, turbina e comportas de sucção serão modernizados. Em Paulo Afonso II, a Alstom vai reformar seis unidades que geram 443MW, sendo que a primeira unidade entrou em funcionamento em 1961. Além de contar com a modernização dos mesmos componentes de Paulo Afonso I, terá a readequação dos sistemas de resfriamento e iluminação.

A previsão de conclusão das obras é o final de 2012, quando Paulo Afonso I passará a gerar aproximadamente 11% a mais de energia e Paulo Afonso II mais 19%.

(Redação - Agência IN)