Dólar cai com melhora de indicadores ao redor do globo

SÃO PAULO, 25 de novembro de 2009 - O dólar volta a cair nesta quarta-feira com a melhora de indicadores macroeconômico ao redor do mundo. O PIB do Reino Unido contrai menos em versão revisada e as exportações se recuperam no Japão.

Porém, a movimentada agenda do dia, em véspera de feriado nos Estados Unidos pode mudar o rumo dos negócios. Há pouco, a moeda norte-americana perdia 0,52%, vendida a R$ 1,726.

De acordo com analistas, o feriado de "Thanksgiving" (Ação de Graças) praticamente emenda com o fim de semana, já que na sexta-feira as bolsas de valores norte-americanas só funcionam meio período, o que tende a reduzir significativamente a liquidez. Entre os indicadores desta quarta, destacam-se os gastos pessoais, auxílio-desemprego e vendas de imóveis novos. Em boa parte, os dados podem ajudar nas expectativas com as vendas na Blackfriday, que abre a temporada de Natal e é importante para projetar o fim de ano.

Hoje também é dia de conferir os estoques semanais de petróleo nos EUA. Analistas prevêem crescimento para o óleo cru (1,5 milhão de barris), gasolina (+500 mil barris) e destilados (+200 mil barris). Ontem, o preço do óleo caiu com investidores temendo pela oferta excessiva. O mercado só melhorou no fechamento, depois que a Ata do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) manifestou confiança na recuperação da economia, inclusive revisando em alta suas estimativas para o PIB dos EUA.

(Simone e Silva Bernardino - Agência IN)