Jornal do Brasil
BRASÍLIA - O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, informou terça-feira que a Petrobras apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros seus projetos para a área de fertilizantes. Ele prevê para daqui a 15 dias uma nova reunião com o objetivo de discutir o marco regulatório para a exploração de potássio.
Segundo o ministro, a estatal fará uma nova planta em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, e tem projetos também para Linhares, no Espírito Santo, e Sergipe, onde já possui uma fábrica de ureia.
O governo está extremamente preocupado em tratar de uma questão estratégica que é o setor de fertilizantes, que como todos sabem somos altamente dependentes das importações, somos vulneráveis nessa questão afirmou o ministro em um intervalo da reunião na qual também participaram a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.
O primeiro projeto em Três Lagoas já está todo planejado, mas seriam três plantas disse Stephanes, sem dar detalhes.
O ministro lembrou ainda que o Brasil importa 71% dos fertilizantes que precisa e, com os projetos da Petrobras, chegaremos praticamente à autossuficiência .
Com agências