Investidores realizam lucros em bolsas da Ásia à espera de dados

REUTERS

TÓQUIO - As bolsas de valores da Ásia encerraram a terça-feira em baixa, com os investidores realizando lucros após as altas recentes. - Eu acho que todos estão aguardando sinais de uma desaceleração (dos mercados) há tanto tempo e ela não vem. Há um pouco de nervosismo; você tem o ouro em patamares recordes - disse Martin Angel, dealer do Patersons Securities na Austrália, referindo-se à commodity vista como um ativo mais seguro que as ações.

O índice MSCI da Ásia Pacífico exceto Japão caía 0,96%, para 408 pontos, às 7h34 (horário de Brasília).

Os investidores aguardavam também os dados do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano, às 11h30 (horário de Brasília), em busca de mais sinais sobre a saúde da maior economia do mundo.

- O mercado está basicamente em um modo de espera, aguardando mais dados - afirmou Peter McGuire, diretor-gerente do Commodity Warrants Australia.

A bolsa de Tóquio perdeu 1,01%, para 9.401 pontos. O iene mais firme abateu os exportadores.

A incerteza política também está ajudando a derrubar o mercado japonês. O ministro das Financlas, Hirohisa Fujii, disse nesta terça-feira que a demanda está fraca e que a política fiscal sozinha não pode estimulá-la, colocando mais pressão no banco central a responder à deflação e gerando uma disputa entre o governo e o Banco do Japão.

Outra pressão sobre a bolsa veio da Japan Airlines, que despencou 8,4%, por temores de que a empresa aérea possa ter que enfrentar a falência. Investidores estão incertos sobre se ela conseguirá cumprir os cortes planejados em seus pagamentos de pensão e se qualificar para receber ajuda do governo.

O mercado de Hong kong teve baixa de 1,53%, para 22.423 pontos, e em Xangai houve queda de 3,45%, para 3.223 pontos.

O mercado de Sydney caiu 0,68%, a 4.685 pontos. Em Cingapura, houve perda de 0,64%, a 2.779 pontos. Na Coreia do Sul, a bolsa recuou 0,78%, a 1.606 pontos.