Empresas fazem reservas para a festa de fim de ano

Gisela Magalhães, Jornal do Brasil

RIO - Já começou a corrida das empresas para conseguir os locais mais charmosos da cidade para as festas de confraternização de fim de ano. Porém, garantir uma reserva pode ser mais difícil do que se imagina. Sendo assim, se antecipar é o segredo, para não sofrer com a falta de opções e preços acima do orçamento da empresa.

Este ano, as reservas estão adiantadas, mas a maior procura é esperada para dezembro. De acordo com o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio) a expectativa é de crescimento em relação ao ano passado devido à retração gerada pela crise econômica mundial. Algumas grandes empresas preferiram fazer festas mais modestas em vez de cortar o orçamento destinado à confraternização.

Dentre as diversas opções oferecidas para as comemorações, a embarcação Pink Fleet, que oferece passeios pela Baía de Guanabara e já está com todas as sextas-feiras do mês de dezembro fechadas para eventos corporativos. Segundo gerente do navio, Yann Lesaffre, a procura, além de ter aumentado 20% em relação ao ano passado, começou bem mais cedo, em julho.

Para fazer reservas ainda para este final de ano, Lesaffre afirmou que restam apenas cinco datas disponíveis para dezembro. O preço médio é de R$ 200 por pessoa e o mínimo para contratação é de 50 pessoas e máximo de 400.

- Em 2008, as empresas começaram a nos procurar apenas em setembro e num ritmo muito mais lento. Este ano, no início do segundo semestre algumas empresas já tinham fechado contrato e reservado a data, ressaltou Lesaffre.

Em alguns restaurantes, esses eventos já representam 20% do faturamento mensal. É o caso do Giuseppe Grill Leblon, que já 50% das datas reservadas em dezembro. O restaurante faz em média sete eventos corporativos por mês.

Na churrascaria Porcão, o número de reservas já ultrapassou em 54% as do ano passado. Os pedidos aumentam ainda mais no fim do mês e os espaços disponíveis acomodam de 20 a 500 pessoas, dependendo da unidade. Para garantir a reserva de eventos exclusivos é cobrado sinal de 20% do valor total. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou boleto bancário.

Gerente de eventos do restaurante Garcia & Rodrigues, Gabriela Degobi disse que 12 reservas já foram confirmadas para dezembro. Para garantir a festa, dependendo do serviço escolhido pelo cliente, é necessário sinal de 50%. Os dias da semana mais procurados são terças, quartas e quintas", completou.

Já o Hard Rock Café registrou queda no número de reservas em relação a 2008, apesar de ter 16 datas confirmadas. O espaço recebe de 20 a 1.200 pessoas e o valor inicial é de R$ 80 por pessoa.