ASSINE
search button

Carros flex manterão redução do IPI, diz Mantega

Compartilhar

JB Online

DA REDAÇÃO - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou na tarde desta terça-feira que a redução do IPI para carros será mantida para versões flex até 1000 cilindradas. Estes automóveis continuam com 3% de redução do Imposto sobre Produtos Indistrializados (IPI) até 31 de março de 2010. Para os carros a gasolina até 1000 cilindradas, o tributo voltará a 7%.

- A medida está em sintonia com a posição do país com relação à redução dos gases de efeito estufa. Estamos indo para Copenhague com propostas fortes e estamos iniciando ações estimulando consumo menor de energia e emissão menor de carbono, explicou Mantega.

O ministro acrescentou que os carros flex até 2000 cilindradas permanecerão com 7,5% de IPI até 31 de março de 2010, enquanto que os a gasolina voltam para o patamar de 13%.

- Vamos estimular também a renovação da frota de caminhões, prolongando a redução de IPI para junho de 2010, acrescentou Mantega.

O ministro falou ainda que está realizando um grupo de estudo com representantes das pastas de Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia para estimular a indústria automobilística a desenvolver projetos para produção no Brasil de carros que utilizam energia renovável e elétrica.

- O primeiro relatório deste grupo de estudo sairá no dia 31 de março de 2010, data em que termina a redução do IPI para carros flex. Até lá poderemos ter mais novidades para o setor.