Brasil e Irã fazem acordo para energia elétrica e petróleo

SÃO PAULO, 23 de novembro de 2009 - Brasil e Irã fecharam hoje acordo para troca de experiências nas áreas de energia elétrica, petróleo, gás natural e etanol, além de enriquecimento de urânio para fins energéticos.

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann, antecipou que o principal foco dos acordos está na geração e transmissão de energia elétrica no Irã. "O Brasil tem grande experiência na construção de usinas hidrelétricas e de linhas de transmissão de média e alta tensão. Então, firmamos acordos de troca de experiência nessas áreas", explicou Zimmermann.

Sobre o petróleo, o secretário disse que já haviam acordos anteriores para atuação da Petrobras no Irã e que eles foram reforçados para transferência de tecnologia da estatal brasileira.

Também há interesse na experiência iraniana para a construção de gasodutos e refino de combustível. "Sempre há experiências para trocar, mas o principal foco é em energia elétrica", assinalou o secretário-executivo. As informações são da Agência Brasil.

(Redação - Agência IN)