REUTERS
LONDRES - As principais bolsas europeias operavam em alta na manhã desta sexta-feira, com o anúncio da fusão entre as companhias aéreas British Airways e Iberia compensando dados mostrando que o crescimento do PIB alemão e francês no terceiro trimestre ficou abaixo das expectativas.
Às 8h13 (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300 exibia alta de 0,14%, a 1.016 pontos depois de atingir a maior alta em três semanas na sessão anterior.
As ações da British Airways e Iberia subiam depois de elas anunciares um acordo preliminar de fusão na quinta-feira que deve ficar em US$ 7 bilhões para criar a terceira maior companhia aérea do mundo.
Dados preliminares mostraram que o Produto Interno Bruto da zona do euro - a maior economia da Europa - cresceu 0,7% no terceiro trimestre ante o segundo trimestre, ligeiramente abaixo do 0,8% previsto por analistas consultados pela Reuters.
Assim foi também com o PIB francês, que cresceu 0,3% no terceiro trimestre comparado com o segundo, aquém dos 0,6% estimados.
- O mercado vive entre esperanças e medos. Os números dos PIBs foram piores que o esperado, mas os investidores se focarão nos dados do consumidor dos Estados Unidos a serem divulgados hoje - afirmou Heinz-Gerd Sonnenschein, estrategista de mercado no Postbank.